sexta-feira, 21 de maio de 2010

As barganhas do futebol.

Noite de Libertadores sempre é uma noite de emoção, pouco espaço há para a razão. Abusando do status de jogo mais democrático do mundo, o futebol produz vilões e heróis a todo o momento. E eles podem exercer o papel de ambos simultaneamente. 


Se perguntassem a um flamenguista, seis meses atrás, quem era Walter Montillo, acredito que poucos saberiam responder. Levados pelo calor do título brasileiro e o sonho da Copa Libertadores alimentado pelo Império do Amor, acho que menos ainda se dariam ao trabalho de procurar. Hoje, o argentino é o Cabañas de ontem. Vilão com "V" maiúsculo para a "Nação". Herói para os hinchas da Universidad de Chile. 


Papel, esse, que ontem poderia ter sido desempenhado por Verón ou Pérez, do Estudiantes. Nem um, nem outro. O menino Giuliano é o responsável por manter o sonho do título colorado vivo. Garantiu assim, um embate brasileiro nas semi-finais. Mas o São Paulo vem depois, aposto que hoje o que quer é curtir a sensação de ser Herói de toda uma massa. 


Aliás, seu discurso de apresentação no Internacional de Porto Alegre ficou marcado por dizer que era um sonho estar ali e poder disputar títulos expressivos. Natural para um garoto que vinha do Paraná Clube, time que há tempos não luta por nada. Porém, sonhava mesmo em ser decisivo nas campanhas. E o Inter apostava nisso. Não se paga 3 milhões de reais por 40% do passe de qualquer menino.    


Assim como não se joga 1 milhão de dólares fora, não é? Esse foi o valor desembolsado pela Universidad de Chile, por Montillo em 2008, ao San Lorenzo. Me pergunto se algum dos dirigentes de ambos os clubes se arrependem dos montantes investidos. Talvez devam pesar a classificação para a semi-final da Libertadores e o preço de seus heróis. Se assim o fazem, tenho certeza que exclamarão no final: "Que bela barganha!"  


O Internacional realmente tem um faro para jovens garotos e bons negócios. Não paro de me surpreender. Se Sandro, um bom volante, foi vendido por 15 milhões de Euros, quanto valerá Giuliano? Os 8 milhões de reais investidos recentemente para ficar com 100% do passe dele são um indício de que muito se espera. Dentro e fora de campo. 


Seria Montillo um bom nome para meu clube no Brasileirão? - Questiona-se qualquer torcedor que viu os embates do Flamengo.

Nenhum comentário: