sábado, 8 de maio de 2010

MAIS Brasileirão: A Primeira Divisão de 2010.

Com a bola rolando em três estádios hoje às 18h30min, começa a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2010. Os jogos de Atlético-GO x Grêmio, Palmeiras x Vitória e Botafogo x Santos dão o pontapé inicial de um certame que promete vários candidatos ao título.

Entre eles, o próprio Peixe e o Tricolor Gaúcho, que curiosamente se enfrentam na semifinal da Copa do Brasil. Ambos contam com a moral de terem sido campeões estaduais, o alvinegro praiano conta ainda com o status de “time-sensação” e o Grêmio saiu de um jejum de 3 anos sem títulos, batendo o seu arqui-rival, o Internacional.

O Colorado, por sinal, não pode ser deixado de fora de uma lista de possíveis campeões. Assim como Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, clubes que, como o Inter, montaram fortes elencos para a disputa da Copa Libertadores.

Dentre eles, o Corinthians, único brasileiro eliminado até agora da competição sul-americana, conta com a vantagem de poder focar apenas no Campeonato Nacional. Por outro lado, sua torcida cobra o título como sendo uma obrigação e, além disso, pede a cabeça do atual treinador, Mano Menezes. Sendo assim, o Timão joga diante de sua torcida amanhã contra o Atlético-PR sob enorme pressão.

Fora os clubes já citados, não se pode descartar o Atlético Mineiro de Diego Tardelli, de volta a boa fase, e de Vanderlei Luxemburgo, bi-campeão brasileiro nos pontos corridos. E muito menos o Fluminense do matador Fred e do tri-campeão Muricy Ramalho. Conta contra ambos o ambiente conturbado nas Laranjeiras e a falta de títulos de expressão do Galo Mineiro nos últimos anos.

Sendo assim, um campeonato que conta com tantos candidatos ao título, promete uma disputa acirrada do começo ao fim. Certo? Não exatamente. Além da Libertadores e da Copa do Brasil ainda estarem em curso, roubando o foco de alguns favoritos e a temida “janela de transferências” que pode desestruturar qualquer equipe, há ainda esse ano a pausa durante a Copa.

Paralisação essa que já foi crucial para definir um certame, quando permitiu a Emerson Leão treinar, em 2002, o time que se tornaria conhecido como “Os Meninos da Vila”. Aquele time do Santos é o maior expoente de como essa interrupção pode mudar tudo.

E como se tudo isso não fosse o suficiente, ainda contamos com as incógnitas, as surpresas, as zebras, as decepções, as reviravoltas, o drama e a superstição. Ingredientes esses que fazem do Campeonato Brasileiro o mais equilibrado e com certeza, o mais imprevisível. Vale a pena acompanhar de perto!

3 comentários:

Unknown disse...

Vou parar de acessar o seu Blog! Como diabos o Fogão Glorioso não é candidato ao título? ahuahha (como todo bom botafoguense, a esperança ainda é a última que morre!)

Anônimo disse...

Eu concordo com o Bernardo. Como o FOGÃO não é candidato? Com a volta do Magossuel seremos campeões.


Fred

Jana M. disse...

eu não quero a cabeça do Mano Menezes.