Favoritíssimos. Nem mais, nem menos. Para mim, junto à Brasil, Itália e Espanha, são os únicos reais candidatos a levantar a Taça do Mundo na África do Sul. E já estreiaram no certame, todos vencendo.
A Argentina estreiou ganhando da Nigéria por 1x0, gol de Heinze. Muitos jornais brasileiros insistiram em dizer que foi uma vitória apertada, no sufoco, e etc. Bom, não concordo. É claro que a seleção nigeriana apertou, pressionou e ofereceu perigo, afinal não é uma seleção boba. Mas a Argentina contou com uma boa atuação de Messi, que de longe é melhor sinal que os hermanos poderiam ter para ficarem confiantes. Infelizmente, esbarraram no nervosismo de Higuain, que perdeu dois gols fáceis, e Di María. Outra coisa a se pensar é na lateral direita. Se Maradona continuar inventando com Jonas Gutiérrez, meia de origem, a avenida vai continuar aberta.
Já a Alemanha venceu sem contestação. Excelente exibição de um time leve, jovem e técnico. Aplicaram uma goleada de 4x0 na mediana Austrália, mas mais importante que o adversário, foi a forma de se jogar. O camisa 8, Özil, fez de tudo. Driblou, deu assistências e participou das melhores jogadas ofensivas da seleção germânica, junto com o jovem Müller, camisa 13. Para se ter uma idéia, Bastian Schweinsteiger, que era o jogador mais habilidoso da Alemanha de 2006, jogou quase como um segundo volante. A tri-campeã Alemanha mostrou que mesmo sem Ballack, é sim candidata ao título. E jogando bom futebol.
A Holanda, por outro lado, não empolgou, é verdade. Mas quase não tomou conhecimento da Dinamarca, que convenhamos, mesmo não sendo a Dinamáquina, não é qualquer adversário. Fora isso, mostrou que tem um excelente plantel, com bons reservas que podem mudar o jogo, ou ao menos colocar fogo nele, como o garoto Elia, "co-autor" do gol de Kuyt. Ah, ainda tem o Robben voltando de lesão, que em ótima fase pode fazer toda a diferença. Sente um pouco de falta de um matador nato, que era o papel de Van Nistelrooy até pouco tempo.
Por fim, são três seleções que com um bocado se sorte (afinal, ela sempre é decisiva em mundiais) e com boas atuações de seus principais jogadores (Messi, Özil e Sneijder, respectivamente), podem sair com a taça. Ótimos plantéis e promessa de bom futebol.
O Japão deu um importantíssimo passo para passar para a próxima fase. Já Camarões, dececpciona na estréia. Pena para as seleções africanas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário