A rodada poderia ser melhor ainda para o líder, não fosse a noite inspiradíssima de Fred na espetacular e emocionante vitória do Fluminense ante o Grêmio (ainda que com gol impedido). O América-MG aprontou novamente, desta vez contra o Botafogo. O time que passou boa parte do certame na lanterna, finalmente dá sinais de que pode escapar da degola após vencer seus últimos 3 jogos contra adversários do topo da tabela.
Em um campeonato em que tudo parece ser possível, é impressionante ver como o Corinthians se manteve o tempo na briga pelo título. Desde o princípio, quando emplacou 9 vitórias em 10 jogos, sua pior posição no campeonato foi um 4° lugar e por apenas duas rodadas em momentos distintos. A ver:
![]() |
| Gráfico com as posições do Corinthians no Brasileirão 2011. (Globoesporte.com) |
Essa constatação é ainda mais relevante quando considerarmos também o Brasileirão 2010, onde o Corinthians liderou quase todo o tempo, perdendo a chance de ser campeão nas últimas rodadas (aquele malfadado empate contra o rebaixado Vitória lhe custou a liderança faltando dois jogos) e ficando apenas 3 pontos atrás do Fluminense.
A regularidade é impressionante. Mas pode atrapalhar. Nos últimos sete jogos do Corinthians no ano passado, ele não perdeu nenhuma. Porém, empatou contra dois clubes que já estavam rebaixados, enquanto seus concorrentes ao título iriam jogar contra seus rivais paulistas (notadamente o Fluminense, que enfrentou São Paulo e Palmeiras, goleando os dois sem nenhum esforço), o que resultou naquele "entrega-entrega" que tanto maculou os campeonatos de 2009 e 2010.
Enquanto neste certame de 2011 a tabela, modificada por esse propósito, ajudou e não houve "entrega" para prejudicar rivais, a falta de ambição, da garra para ser campeão, pode custar outro título ao Timão. Ora, apesar da vitória ontem e da (pequena, mas bem-vinda) vantagem de dois pontos, a atitude dos jogadores em campo é preocupante. Se não fosse a jogada individual de Ramírez e a bela partida de Júlio César, o Corinthians estaria lamentando outro América Mineiro.
Enfim, no momento em que tudo está em jogo, parece que os jogadores perderam o gás e o brio. Nitidamente, o time é uma sombra do que foi no começo do certame. Depois, se deixar tudo escapar por entre os dedos, só resta lamentar e tentar novamente ano que vem. Mais uma vez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário