![]() |
| Emoção Corintiana: uma constante no Campeonato. (Foto: Nike Futebol) |
Obviamente, não foi a única vez que o Corinthians ganhou pela diferença mínima neste certame. Muito pelo contrário. O Timão venceu 20 das 36 partidas disputadas até agora e em 14 destas vitórias, a diferença foi de apenas 1 gol. Curiosamente, quando perdeu também foi por pouco. Em 6 das 9 derrotas, o clube paulista foi derrotado nestas condições.
Ou seja, se estas estatísticas reafirmam a característica pragmática do time corintiano, também explicitam que ganhando ou perdendo o Corinthians faz o coração do seu torcedor sofrer e, aparentemente, não dá muita brecha para tranquilidade (tanto que relutou em disparar na liderança quando pôde).
Já o Vasco da Gama, segundo colocado, chama atenção por ser um time que pouco perde, mas quando acontece, geralmente faz feio. Afinal, o clube cruz-maltino é o que menos foi derrotado entre os cinco primeiros, com apenas 7 derrotas (só 1 em São Januário), porém em 5 delas o placar foi de 3 ou mais gols em favor do adversário. Baita dor de cabeça no dia seguinte para seu torcedor.
O terceiro colocado Fluminense, por outro lado, se destaca por ser um time com pouquíssimos empates. Apenas 2! De longe, o menor número em todo o Brasileirão! Como consequência, a sua posição no topo da tabela, mesmo contabilizando 14 derrotas (o dobro do Vasco!), é a comprovação da teoria de que o empate não é tão bom negócio assim.
A própria lógica da pontuação atribuída à vitórias e empates já deveria corroborar esta tese. É claro que em uma partida em que seu clube está em larga desvantagem, ou é teoricamente muito mais fraco do que o adversário, o empate deve ser comemorado como bom resultado. Mas não em um campeonato tão nivelado como o Brasileirão, onde não há tal discrepância entre os elencos (a ver as vitórias do América sobre os supostos favoritos Botafogo, Corinthians e o próprio Fluminense).
Enfim, aparentemente, é a mentalidade de entrar para ganhar que tem feito o Fluminense ficar próximo ao bicampeonato. Esta mesma atitude que o fez golear o Figueirense em Florianópolis e comprovar a melhor campanha do segundo turno (dedo do Abel Braga?). Mesmo com o adversário jogando em casa, vindo de uma bela sequência e estando tão próximo na tabela.
Ah, uma última curiosidade? Esta foi a única vez que o Fluminense ganhou fora de casa por mais de um gol de diferença neste Campeonato. Logo um 4 a 0. Duro para o torcedor do Figueira que teve que assistir ao "show" do Fred e ver a luta pela Libertadores se intensificar com as vitória de Internacional e São Paulo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário